São nove meses no papel de "casulo". Um guarda-roupa perdido e uma silhueta redesenhada. Nos braços, enfim, está o bebê. E, diante dela, o desafio inevitável: como voltar a se olhar no espelho e gostar do que está vendo?
O confronto com o corpo atual é um aspecto difícil a ser superado, pois já havia se acostumado com a imagem do corpo grávido, não o reconhecendo como sendo o mesmo anterior à gravidez e em nenhum outro momento de sua vida.
Se até Madonna disse que a gravidez a deixou "horrorosa", pode-se concluir que toda mulher que acabou de dar à luz tem o direito de reclamar da metamorfose e de querer contorná-la o mais rápido possível.
Existem diversas mudanças que ocorrem no pós-parto e delas devemos lembrar das seguintes:
- Manchas: Distúrbios da pigmentação (melasma): é a alteração da pele mais freqüente nesse período, ocorrendo em quase
- Pele seca: Distúrbios dos pêlos e das unhas. Pode ocorrer aumento dos pêlos. As unhas também são afetadas, podendo apresentar-se mole e quebradiça.
- Varizes: Distúrbios vasculares (varizes). Aparecem em decorrência da compressão da veia cava inferior pelo útero. Para evitá-las é recomendado o repouso em decúbito lateral esquerdo, meias elásticas e evitar ficar longos períodos em pé ou sentado sem movimentar-se.
- Edema: retenção de líquido em todo o corpo.
- Estrias: Distúrbios do tecido conectivo (estrias e flacidez). Ocorre em 90% das gestantes o afinamento deste tecido. A causa exata de seu aparecimento é desconhecida.
- Celulite: na derme, ocorre uma diminuição da passagem do sangue, que aumenta a facilidade de saída do líquido.
- Ganho de peso.
- Flacidez dos Seios
- Flacidez abdominal.
O trabalho estético vai atuar em todos as mudanças mas principalmente vai aumentar a autoestima e incentivar o cuidado consigo, já que toda a atenção tende a voltar-se para o bebê.
Uma dica é: Viva esse momento único, mas não esqueça de você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário